quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Fernando Guimarães galardoado com Prémio Vergílio Ferreira 2006

«Fernando Guimarães foi galardoado pela Universidade de Évora com o prémio Vergílio Ferreira 2006, pelo "carácter inovador, profundidade e brilhantismo" dos seus trabalhos naquele género literário, revelou a instituição de ensino superior».

A ler, em www.rtp.pt:

«Em declarações à agência Lusa, Luís Bartolomeu, presidente do júri que hoje [31.01.2006]decidiu a atribuição do prémio, vocacionado para as áreas do ensaio e ficção, considerou que Fernando Guimarães possui uma obra "marcante no panorama ensaístico português".
"A obra de ensaio de Fernando Guimarães, aliás um poeta galardoado, é marcante e inovadora e, daí, a atribuição do Prémio Vergílio Ferreira, por decisão unânime do júri,", explicou.
Poeta, ensaísta, crítico literário e tradutor, Fernando Guimarães é autor de uma vasta obra que tem revelado "uma coerência notável em torno das questões da `materialização reflexiva de técnicas de linguagem` e de constante inquirição das relações entre o poético e o filosófico", justifica a Universidade de Évora, em comunicado.
O autor galardoado com o prémio deste ano, acrescenta a instituição de ensino superior, tem ainda a "notoriedade de pôr em diálogo a sua escrita com outras séries criativas, designadamente a pintura.
"O seu ensaísmo inclui um contributo fundamental no campo da historiografia literária, em particular no que diz respeito ao simbolismo e ao modernismo", acrescenta o comunicado.
Por seu turno, o presidente do júri, Luís Bartolomeu, realçou também à Lusa que o Prémio Vergílio Ferreira, de carácter anual e criado há seis anos, já é reconhecido a nível nacional em termos literários.
"Já foi atribuído a muita gente destacada na ficção, como os escitores Mia Couto e Agustina Bessa-Luís, e no ensaísmo, como Manuel Gusmão, e pretendemos que seja, cada vez mais, um momento importante no panorama nacional dos prémios literários", frisou Luís Bartolomeu.
O prémio, que será entregue dia 01 de Março, visa dar projecção e visibilidade às obras de ficção ou ensaio dos autores galardoados e inclui ainda uma componente pecuniária de cinco mil euros, adequada à "dimensão que a Universidade de Évora pode suportar", disse Luís Bartolomeu.
Nascido a 03 de Fevereiro de 1928, no Porto, licenciado em Histórico-Filosóficas, Fernando Guimarães é reconhecido pela sua intervenção intelectual, enquanto professor, investigador, poeta, crítico e ensaísta, tradutor e antologista.
Colaborador assíduo de revistas e periódicos, segundo a Universidade de Évora, o autor possui uma "irreprimível paixão pela linguagem" e, no campo do ensaio, tem protagonizado um "cultivo infatigável da excelência reflexiva".
Da sua vasta obra, destacam-se títulos como "A Face junto ao Vento", que marcou a sua estreia poética, "O Problema da Expressão Poética" e "Simbolismo, Modernismo e Vanguardas".
O júri do prémio, além de presidido por Luís Sebastião, Pró-Reitor da Universidade de Évora, integrou professores de universidades de Lisboa e Porto, bem como o crítico literário Eduardo Prado Coelho».


*
Parabéns ao primo Fernando!